Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio com melhor custo-benefício
04 de março de 2022
Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio com melhor custo-benefício
Compartilhe

O Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio da sua empresa, indústria ou condomínio está em dia? As edificações comerciais são obrigadas a renovar anualmente o CLCB - Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros e manter todos os equipamentos funcionando e dentro da data de validade.

Infelizmente, muitos empresários acabam querendo “economizar” e deixam as manutenções e atualizações de documentação para depois. Mas esse é o típico caso do barato que pode sair muito, mas muito caro.

Quem não tiver com os documentos do Corpo de Bombeiros em dia está sujeito a multas, que variam conforme a gravidade da infração e o Estado. No Paraná, por exemplo, o valor pode chegar a R$ 265 mil e ainda dobrar, se não forem feitas as correções em 180 dias. Em alguns casos, o local também pode ser interditado, trazendo mais prejuízos financeiros.

Além disso, sem um sistema eficiente de prevenção e combate a incêndio, as edificações ficam vulneráveis a sinistros, podendo sofrer uma perda irreparável de patrimônio, processos judiciais de pessoas ou outras empresas atingidas, sem contar os danos imensuráveis à imagem da empresa, impactando negócios futuros.



Como ficar em dia com o Corpo de Bombeiros no Combate a Incêndios?

O primeiro passo é contratar uma empresa especializada para analisar o atual Sistema de Prevenção e Combate a Incêndios da edificação e apontar as correções necessárias para que esteja de acordo com as normas vigentes.

Na sequência, é feito o Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico – PSCIP, documento que apresenta todas as medidas de segurança, dispositivos e equipamentos presentes no local e que será apresentado ao Corpo de Bombeiros.

O PSCIP é assinado por um Engenheiro e deve ser feito por uma empresa especialista no assunto, como a RA Engenharia, pois existem diversas normas técnicas e administrativas que precisam ser cumpridas à risca.

Ter um Plano eficiente é fundamental para proteger vidas e reduzir danos ao meio ambiente e ao patrimônio.



Principais documentos necessários

  • CLCB - Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros

É a autorização (licença) concedida pelo Corpo de Bombeiros para o uso das edificações e para o funcionamento dos estabelecimentos, quando estão conforme as normas exigidas. Atividades econômicas de baixo risco podem fazer o Licenciamento Simplificado, que não exige a vistoria do Corpo de Bombeiros.

Prazo de validade: 1 ano

Estão dispensadas do Licenciamento apenas: Edificações de uso residencial unifamiliares; Propriedade destinada à atividade agrossilvipastoril, excetuando-se silos e armazéns; e Atividade econômica ambulante (carrinhos de lanche, barracas itinerantes etc.).

  • CVCB - Certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros

É o documento certificando que a edificação ou estabelecimento foi vistoriado e está em conformidade com as normas do Corpo de Bombeiros.

Prazo de validade: Varia conforme cada caso, mas sua duração máxima é de 5 anos.

É obrigatório para: Construção, ampliação e/ou reforma de edificações, áreas de risco e estabelecimentos com área construída acima de 750 m² e cuja atividade econômica seja caracterizada de médio ou alto risco; Eventos temporários (circos, eventos etc.); Mudança de ocupação ou uso; e Regularização das edificações ou áreas de risco.



Medidas e equipamentos de Prevenção e Combate a Incêndio obrigatórios para empresas

As medidas e equipamentos de segurança atuam tanto de forma passiva, evitando o surgimento de um incêndio, quanto ativa, limitando sua propagação, minimizando danos e permitindo a saída das pessoas do local de forma segura. Confira as principais medidas estruturais e equipamentos exigidos pelo Corpo de Bombeiros para empresas:

Medidas estruturais: Acesso de viatura na edificação e área de risco (NPT 006); Separação entre edificações (NPT 007); Segurança estrutural nas edificações (NPT 008); Compartimentação horizontal e compartimentação vertical, com elementos corta-fogo (NPT 009); e Saídas de emergência (NPT 011).

Equipamentos: Exaustores e dutos para controle de fumaça (NPT 015); Iluminação de emergência (NPT 018); Detecção e alarme de incêndio (NPT 019); Sinalização de emergência (NPT 020); Extintores (NPT 021); Hidrante e mangotinhos (NPT 022); Chuveiros automáticos (sprinklers) (NPT 023).

A RA Engenharia disponibiliza todos os equipamentos necessários para seu Sistema de Prevenção e Combate a Incêndios. Solicite um orçamento!



A importância da manutenção preventiva no Combate a Incêndios

Além de instalar um sistema eficiente, é importante sua manutenção preventiva constante, para garantir que todos os equipamentos estejam dentro de seu prazo de validade e funcionando corretamente.

Além de garantir que o Sistema de Prevenção e Combate a Incêndios funcione perfeitamente, as manutenções preventivas reduzem os custos na manutenção corretiva e com possíveis multas, em caso de vistoria.

Conheça todos os nossos serviços!



Como garantir um sistema de Combate a Incêndios com o melhor custo-benefício

Mais do que baixo custo, o empresário deve buscar o melhor custo-benefício para seu Sistema de Prevenção e Combate a Incêndios e entender isso como um investimento. Como apresentamos ao longo deste artigo, fazer pequenas economias pode acarretar enormes prejuízos.

Não entregue a segurança do seu patrimônio a amadores. Procure empresas sólidas no mercado e de confiança, como a RA Engenharia, que atua desde 2007 no segmento e tem o compromisso com a melhoria contínua e a busca constante pela excelência.

A RA Engenharia se destaca por seus produtos de qualidade e sua equipe técnica altamente qualificada, que atua tanto de forma preventiva, quanto corretiva, apresentando relatórios mensais e anuais, com prontuário das instalações.

Outra vantagem é seu aplicativo exclusivo, que permite ao empresário acompanhar em um painel de controle todo o Sistema de Prevenção e Combate a Incêndios, permitindo a rápida detecção de problemas e correções.

Converse agora com um consultor e conheça todos os serviços e produtos oferecidos pela RA Engenharia para deixar sua empresa segura e com o melhor custo-benefício.