• Laudos SPDA
    Laudos SPDA

    O laudo de inspeção do sistema de proteção contra descargas atmosféricas – SPDA, é um documento técnico com registro das inspeções, verificações e medições realizadas no sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) e do sistema de aterramento elétrico. O objetivo é verificar a conformidade com a norma técnica brasileira ABNT NBR-5419 – Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas e a Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego – NR10. A RA Engenharia elabora laudos de aterramento em conformidade com NBR 5419 atualização 2015.

  • Manutenção de Subestações
    Manutenção de Subestações – NBR ISO 9004 – 2010
    Infraestrutura
    Infraestrutura

    Planejar, providenciar e gerenciar a infraestrutura de forma eficaz e eficiente, avaliando periodicamente a sua adequalidade para atender aos objetivos organizacionais. É importante considerar a garantia de funcionamento da infraestrutura (incluindo a consideração da disponibilidade, confiabilidade, durabilidade e suporte de manutenção) e a proteção e a segurança.

    Normas
    Norma Brasileira NBR 7037

    Receber, instalar e manter os transformadores de potência em óleo isolante. Recomenda-se que seja executada anualmente a análise no óleo isolante através de retirada de amostras, efetuando-se os ensaios físico-químicos e cromatográficos. A vida útil do transformador está diretamente ligada à qualidade do óleo mineral isolante presente nele. Por isso pode-se afirmar que a boa qualidade do óleo e manutenções periódicos prolongam o tempo de operação do equipamento e evitam paradas não programadas que podem resultar em horas sem fornecimento de energia elétrica até a correção do problema. A manutenção preventiva nos transformadores, portanto, baseia-se no acompanhamento periódico e sistemático das propriedades do óleo isolante.

  • Manutenção Preventiva
    Manutenção Preventiva

    Técnica baseada na intervenção em equipamentos, corrigindo preventivamente situações ou substituindo componentes cuja deterioração ou desgaste é previamente conhecido. Tem como objetivo principal reduzir a ocorrência de falhas, evitando as interrupções de funcionamento e diminuindo os custos da manutenção corretiva. Condições desfavoráveis, combinadas com negligência e descuido na manutenção do equipamento resultam em falha prematura desnecessária e, em muitos casos, na sua completa destruição.

  • Termografia
    Termografia

    Ferramenta mais completa da manutenção preditiva, se baseia em visualizações térmicas do espectro infravermelho dos objetos, sendo que todos acima do zero absoluto (-273°C) emitem essa radiação. Estendendo as técnicas de Inspeção Termográfica, podemos observar irregularidades entre fases de um equipamento ou sistema, promovendo uma previsão antes de outras ferramentas como o Analisador de Energia ou Ultrassom. Exemplo é o desbalanceamento entre fases. A Inspeção Termográfica percebe esta irregularidade na ocorrência de aquecimentos que não são especificamente de uma conexão ou secção, e que se propagam por toda a interligação da fase analisada. O desbalanceamento entre fases pode ocasionar problemas nos equipamentos consumidores, em todo o sistema de energia. O uso desenfreado de apenas uma das fases, ocasiona o aumento de consumo.

  • Instalação de Alarmes de Incêndios
    Instalação de Alarmes de Incêndios

    A RA Montagens Industriais oferece a implantação de serviços de planos de Sistema de Combate, Incêndio e Pânico (PSCIP), com relatórios mensais e anuais com prontuário das instalações. Entre os serviços estão a instalação de Sistema de Detecção de Alarme de Incêndio (SDAI) convencional e endereçável, detectores de fumaça por amostragem de ar (lineares, óticos e termovelocimétricos), acionadores manuais, placas de relé seco, placas supervisionadas, cabeamento blindado e infraestrutura conforme NBR 17.240. Os serviços incluem ainda instalação de bombas e extintores para incêndio, sprinklers e jockey, válvulas e pressostato ou chave de fluxo, além de montagem de rede de hidrantes e sprinklers, automação para acionamento de bombas, iluminação de emergência e placas fotoluminescentes para rotas de fuga, guarda corpo e escadas, pintura de pisos para demarcação de hidrantes. Os contratos podem ser anuais para manutenções preventivas e corretivas, com relatórios mensais e anuais, e prontuário anual das instalações e equipamentos.

  • Projetos Elétricos
    Projetos Elétricos

    - Projetos de Entrada de Serviços, Cabines e Torres, com aprovação na COPEL;
    - Projetos Industriais;
    - Projetos de Automação;
    - Projetos Luminotécnico;
    - Projetos de Detecção e Alarme de incêndio.